terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vergonha para ti, Câmara Municipal de Lisboa...


A imagem, que captei hoje de manhã, mostra (espero eu, que o espertofone não é uma Nikon) o estado em que está a passagem de peões junto a uma das saídas da estação da CP do Cais do Sodré. E assim está desde há 3 semanas, altura em que caiu uma primeira chuvada.

Desde esse dia e como entretanto vieram dias mais secos, a coisa passou por si, ou seja, a zona voltou a estar transitável. Infelizmente e como os dias de chuva regressaram, os transeuntes voltaram a ter de viver com a situação de impedimento do uso da passagem de pões (que, diga-se, mesmo em condições normais nem sempre é respeitada pelos condutores, mas isso é tema para outra conversa).

É de bradar aos céus — primeiro, para ver se o São Pedro abranda um pouco mais no seu entusiasmo aquático — que desde há tanto tempo e numa zona urbana de grande movimentação de cidadãos (não esquecendo o mau aspecto que se apresenta aos turistas que ainda por cá permanecem), a CML – Câmara Municipal de Lisboa ainda não tenha feito fosse o que fosse para 1) limpar as sarjetas e 2) tornar a zona um pouco menos insegura para os transeuntes do que é habitual.

Talvez que a sua “distracção” seja justificada. Provavelmente andam a olhar para o outro lado da cidade e não repararam. Provavelmente nenhuma patrulha da Polícia Municipal ainda tenha, em 3 semanas, tido oportunidade de passar pela zona. Talvez, também, os cidadãos que a frequentam lamentem a ocorrência mas também não sejam activos o suficiente para o dar a conhecer à CML, exercendo, digamos, um dever cívico para com todos (já que, repito/suspeito, os elementos da Câmara estão muito longe da área — afinal da Praça do Município ao Cais do Sodré eles só se deverão deslocar de Lexus e aquilo é um ror-de-centenas-de-metros (muito trabalho; ouff…) — e, portanto, ainda não deram pela “coisa”.

Seja como for, decidi tirar o retrato hoje, que vou fazer questão de comunicar à CML através do canal próprio, a sua página oficial. Veremos se ainda por lá haverá algum funcionário e/ou pás disponíveis para pôr(em) mãos-à-obra e se acabar de vez com aquele espectáculo completamente dispensável e prova da incúria dos serviços públicos.

O contacto que irei usar, retirado das dezenas disponíveis, é este:
CAM - Centro de Atendimento ao Munícipe
Telefone: 808 20 32 32
Fax: 808 20 31 31
Email: municipe@cm-lisboa.pt

Eu cá virei dar conhecimento dos resultados deste contacto.

2 comentários:

  1. Estou decepcionada. Eu a pensar que ias finamente revelar do que falava isto http://viagensdoinfinito.blogspot.com/2010/12/falo-nao-falo.html, e afinal, nicles. xP

    Anyways, shame on CML. E fosse só essa zona do Cais do Sodré a sofrer com as enchentes... *Toda* a Lisboa está assim, e é ver as pessoas não a andar mas a saltitar pelos passeios(!) da cidade, a tentar fugir as poças e pocinhas...

    **

    ResponderEliminar
  2. Poix... *isso* fica mesmo para outra altura (ou largura, sei lá!).

    Quanto ao resto, reitero que a situação não está só *agora* assim: aquilo já tá entupidérrimo há dias seguidos e começou há 3 semanas, quando então apenas chovera um só dia.

    Anyways, já recebi um e-mail automático da CML dizendo ter sido o assunto reencaminhado.

    Amanhã é feriado, não é? Poizéboné: quase que apostava que esta 6ª-fª ainda estará lá o mesmo lago artificial lisboeta. Adorava estar enganado, ou que me provassem está-lo (estalo?? Uuiii...)

    ResponderEliminar