segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Começou a temporada...

(Imagem do Jornal Público, Nuno Ferreira Santos)

Este ano, um pouco mais tarde que o habitual mas mesmo assim eles aí estão. É impossível escapar-lhes, de tão espalhados estarem — parecem uma praga, semelhante, digo eu, à omnipresença dos pombos nas grandes cidades.

Falo dos "pais natais" e "meninos jesuses" à(s) janela(s). Dependendo da inclinação do respectivo proprietário, mais profana ou sagrada, estes objectos de dependurar ornamentam as fachadas dos lares portugueses, dos mais humildes aos mais novos-ricos.

A mim, "ferem" a vista e a estética, já tantas vezes e por si só duvidosa, de alguns edifícios urbanos. A quem beneficiam? pergunto eu. Nem de propósito (talvez como que respondendo a esta pergunta retórica), a notícia de primeira página do Correio da Manhã de 29 de Novembro último já berrava "Igreja já perde 50% das esmolas".

Historicamente falando, os estandartes do Menino Jesus foram por cá lançados em finais de 2009 por "um grupo de famílias cristãs", que, desinteressadamente, pois claro, teve a iniciativa de lançar uma página na Web onde se vendem em kits! (como os tempos mudaram, desde um grupo acossado por romanos sedentos de sangue até a um grupo de caridosos informáticos evangelizadores...)

Mas, calma! Que, afinal (cito a dita página): "Os lucros obtidos na venda dos kits reverterão para as obras sociais da paróquia/movimento onde forem adquiridos." €12 é quanto custa. Mas note-se que está tudo controlado, caso não existam perto de si paróquias com a mercadoria disponível. Com efeito, "Se na sua área de residência não existir nenhuma paróquia/movimento que tenha aderido a esta iniciativa, pode solicitar, excepcionalmente, o seu kit através do email [blablabla; inserir e-mail aqui] (15 euros por correio normal com portes incluídos e 21 euros para envios à cobrança )"!! Antes do aumento da taxa do IVA ou depois? Como eu (não) fico mais descansado... Afinal, toda esta barbaridade visual (repito: tanto de pais natais, como de meninos jesuses), afinal até serve um propósito louvável!

Mas há aqui um problema. Mesmo que eu, parolamente, assumisse que 100% destes €12 (ou 15 ou 21, consoante) fosse canalizado, de facto, para as "obras sociais da paróquia/movimento onde forem adquiridos", isso só seria bom se os ditos meninos fossem descartáveis após cada época festiva. Convenhamos que está mal bastar eu *hoje* dar 12 euros (ou 15 ou 21, consoante), tudo muito bonito, mas que me dão direito vitalício de uma consciência aplacada, ignorando doravante as necessidades alheias. Que não tiram férias e são cada vez mais gritantes.

Ou não me digam que quem comprou o primeiro estandarte em 2009, este ano vai comprar outro "só" para contribuir para as "obras sociais da paróquia/movimento onde forem adquiridos"?? Será que no tal sítio na Web lá vão colocar entretanto (por exemplo, como o fazem com a exaustiva lista de pontos de venda...) os resultados palpáveis e concretos (visíveis, mesmo!) de tão abnegado e desinteressado esforço financeiro iniciado em 2009?

Portanto, é assim (uma possível conclusão): os Portugueses preferem, nestas épocas natalícias e num acto de puro egoísmo saloio, "engalanar" as suas habitações com aqueles objectos que para nada servem excepto acalmar o seu ego e sentido de partilha e solidariedade desviados (ia dizer "desviantes", mas para isso estou cá eu). Sendo, ou não, Natal.

Poupem-me os olhinhos por favor...


P.S.: E com esta me retiro, para preparar o enxoval antes de me porem às portas do Inferno (cristão).

2 comentários:

  1. Ahahah! Adorei! Que texto magnífico.... :D

    Ainda noutro dia fiquei a olhar para um destes 'estandartes' e pensei "outra vez?!?..." Os do ano passado ainda não me tinham saído da memória... :/

    E juro que não percebo o objectivo último de pendurar uma coisa destas na janela. Parece que estão a publicitar alguma coisa...... o céu?! :P

    **

    ResponderEliminar
  2. =D Dá às janelas um ar tétrico, concordo. Pessoalmente nunca fui fã da "objectificação" de figuras religiosas.

    Bonecos por bonecos, sempre prefiro as figuras baseadas na BD e/ou Manga! ;P

    ***

    ResponderEliminar