quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O regresso do Crochet do Inferno

Quando se fala de crochet pensa-se em tudo menos em gore (não o Vidal, o gore-gore, mesmo; sim, aquele que mete muito sangue e tripas à mostra!). Associa-se-lo (hehehe) a provectas senhoras e a outras não tão provectas mas igualmente anacrónicos membros do sexo feminino, de óculos no nariz e fugidios olhares perscrutadores aos horizontes mais ou menos próximos enquanto se tricota (i.e..uma cota três vezes mais cota que as outras).

Isto é, pelo menos até ao dia em que nos cruzamos com o japonês conceito de Amigurumi [*]. Uma palavra sonoramente agradável, diria quase pueril, mesmo, que significa qualquer coisa como “boneco tricotado estofado” — se o estofado vos recordar demasiado o gastronómico estufado, leiam como “chumaçado”, “acolchoado”, “enchido” (gaaah… a língua portuguesa é uma treta quando toca a classificar certas coisas; knitted stuffed toy diz logo tudo. Adiante…)

Mas, graçazadeus, que a arte do Amigurumi não implica necessariamente os imediatos e óbvios bonecos de peluche tricotado (hey, gosto mais desta definição!) de ar angélico-infantil(izado). Ainda bem que tudo pode ser subvertido — adoro subversões… — e, se assim não fosse, não estaria para aqui a perder o meu tempo (que nem sequer chega a ser precioso, ou eu seria podre-de-rico) e a gastar as pontas dos dedos a bater no teclado este texto parlapatão.


Verdade: tenho o prazer de apresentar a artista californiana Shove Mink e o seu blog Croshame.com, onde nos brinda com as suas criações fantásticas (em mais de um sentido), de bonecos inspirados nas temáticas do Terror e da Fantasia. Só lhes faltam mesmo os proverbiais sangue-e-tripas, mas ela consegue dar-nos a ideia certa mesmo na sua ausência. Tim Burton: rói-te d’inveja!!

Passeiem pelas páginas, comentem, deleitem-se, difundam.

Eu não tricoto, mas adorava saber fazer bonecos assim. Além da arte com as agulhas há que, antes, ter a “arte” de conceber as figuras a criar. A Shove é mestra em ambas!


[*] Quem me vem lendo já percebeu que eu inicio quase sempre um texto com explicações bué convolutas, em vez de ir directo ao assunto. #NotAPerfectGuy [**]
[**] Nome fixe para um blog. Leram aqui primeiro, por isso…

Sem comentários:

Enviar um comentário