sábado, 11 de dezembro de 2010

TED Talks: "Julian Assange: Why the world needs WikiLeaks"

Não vou para já falar do que são as conferências TED Talks (fica para outro dia).

Mas, dada a pertinência e actualidade do assunto (até porque está hoje agendado via Facebook um evento de concentração de apoio à WikiLeaks no Largo do Chiado em Lisboa, entre as 15:00h e as 18:00h), partilho aqui a sessão de 19 minutos e 34" da entrevista dada em Julho de 2010, no âmbito daquelas conferências, pelo "ciberactivista" Julian Assange, porta-voz da WikiLeaks, de quem tanto se tem falado ultimamente e não pelas melhores, i.e., mais dignas e humanas, razões.

"Por que precisa o mundo da WikiLeaks?". Uma possível resposta, directamente da boca de um dos visados. Digamos que este texto será o meu (mini) contributo para o debate sobre aquilo que chamarei de ciber-intervenção, sobre o papel da Informação na nossa sociedade — curiosa e hipocritamente apelidada de "Sociedade de Informação"... — e de até que ponto se deverão, melhor, "terão o direito nações" de as calar a seu bel-prazer, escudadas em argumentos de "Segurança" (ou falta dela).

Pense-se nisto (a ordem é arbitrária):

Segurança
Liberdade
Limites
Informação
Direitos



3 comentários:

  1. Gosto (do texto e do novo look do blog)! ;)

    Muitas variáveis implicadas nesta discussão... No entanto, o mundo não precisa de uma WikiLeaks... o mundo precisa de mil WikiLeaks! Sem interesses que sejam o de divulgar a informação, verdadeira e factual. Mas isso, nesta "Sociedade de Informação", em pleno século XXI e num "mundo livre" é escandaloso, e até dá direito a que pessoas sejam presas e perseguidas... Será que esta hipocrisia alguma vez vai acabar?...

    ResponderEliminar
  2. Se alguma vez irá acabar? Arrisco a dizer: "não". Mas que é algo que vem de longe, desde a bruma dos tempos, aliás, isso é que é insofismável!

    ResponderEliminar
  3. Hey! Esqueci-me de te agradecer as simpáticas palavras. Tinha de fazer alguma coisa para tornar mais visíveis os links, sem alterar demasiado o visual habitual. Ainda bem que gostaste. :))

    ****

    ResponderEliminar