terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma Dança com Dragões chega hoje ao mercado



Falo de A Dance With Dragons, o quinto volume da saga escrita por George R. R. Martin para a série A Song of Ice and Fire (As Crónicas de Gelo e Fogo, em Português). Mestre aclamado do moderno Fantástico — se me é permitido o arrojo de associar Fantástico à modernidade, mas acho que se percebe onde quero chegar — GRRM (como o próprio se identifica por vezes) preenche com esta edição um hiato de quase 6 anos. A Feast for Crows, o 4º volume dos sete previstos da série passada no mundo ficcional de Westeros, foi lançado no mercado em Outubro de 2005 criando desde logo junto dos fãs um grande apetite por mais.

Confesso que ainda não li qualquer dos oito volumes que a Saída de Emergência, editora da obra para Portugal, lançou até ao momento. Um pequeno parêntesis para informar, e constatar com alguma estranheza, da opção editorial nacional em dividir os 4 volumes lançados até hoje em 2 livros cada (opções que nos levam a ter de adquirir não quatro mas oito tomos). Retomo o raciocínio para constatar que apenas vi a primeira temporada completa de Game of Thrones, a série televisiva de 10 portentosos episódios baseada no primeiro volume, produzida pela HBO, que em Portugal se conhece por A Guerra dos Tronos (outra opção discutível, agora no campo da tradução).

Talvez não tenha sido esta a forma mais ortodoxa de tomar conhecimento com a obra mas ela foi a minha realidade. Mesmo considerando que apenas o oitavo episódio foi escrito especificamente por GRRM para a TV e sendo bem sabido que as adaptações televisivas nunca são fiéis à totalidade de uma obra escrita (feito até ao momento inigualável e pela razão, no mínimo, da diferença narrativa inerente a ambos os meios), mesmo assim estou em crer que esta forma de "entrar" pela obra literária dentro é tão boa, ou tão , quanto a inversa. A verdade é que fiquei viciado e agora mal posso esperar a) pela continuação da série na TV, com a segunda temporada já em pré-produção (iniciada em Maio, p.p.), e b) pela leitura dos 8 volumes nacionais. Estou a antever uns próximos meses bem cheios de Fantástico de qualidade.

Entretanto partilho aqui, mas alerto já para a existência de informação que, por antecipação à leitura das obras, possa vir a estragar as surpresas que GRRM nos reservou (os ditos spoilers), o artido surgido no passado dia 8 deste mês no io9.com a propósito do lançamento editorial de hoje: "George R.R. Martin’s A Dance With Dragons: Worth The Wait".

Como nota de rodapé, e além dos links que já incluo neste meu texto, sugiro a visita e leitura dos seguintes locais e alguns sítios de fãs:

http://grrm.livejournal.com/ (Not a Blog, do próprio autor)
Game of Thrones Portugal
http://www.westeros.org/
http://winter-is-coming.net/
http://gameofthrones.wikia.com/wiki/Game_of_Thrones_Wiki
http://www.a-game-of-thrones.net/
http://www.makinggameofthrones.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário