terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Catálogo LEGO, 1973

Um ano Vintage, este de 1973, para a marca dinamarquesa de brinquedos. Começavam a aparecer as primeiras evoluções das peças Duplo de grandes dimensões (embora os conjuntos em si baseados só terem sido individualizados em caixas a partir de 1975), destinadas a crianças até aos 5 anos de idade e também as primeiras caixas com peças especiais daquilo que se tornaria mais tarde conhecido como LEGO Technic. Em algumas das imagens do catálogo daquele já longínquo ano (a mim parece que é d'ontem; todas as fotos podem ser vistas no site que inspirou este meu escrito) ainda se vivia com peças e modelos practicamente de formas quadrangulares e a única excepção começava a ser os cascos dos barcos da série Legoland Boats. Ainda não havia minifiguras (que só veriam a luz do dia a partir de 1978), nem a miríade de peças com cores, formas e dimensões diferentes que começámos a ter acesso a partir dos anos 1980s.

LEGO tornou-se num brinquedo intemporal e mesmo intergeracional, passando de avós para filhos e netos. Se não me enganei a contar, a LEGO ostenta neste momento 30 categorias de produtos incluindo os tradicionais City, Duplo, Creator e Technic, a que se juntam os conjuntos inspirados em franchises das marcas Star Wars, Pirates of the CaribbeanPrince of Persia, Harry Potter, Toy Story e Spongebob Squarepants. Mas não é (ainda) tudo, pois jogos de tabuleiro, videojogos e acessórios de moda também são produzidos pelos dinamarqueses da cidade de Billund.

Quem sabe até onde mais irá chegar no futuro? Desejo, com o carinho e respeito saudoso de quem com ele brincou tanta boa e entretida hora desde os seus 5 anos de idade, longa vida para o brinquedo a uma vez mais simples e mais inteligente de todos os tempos. Porque o mais... básico.

Informação adicional a visitar na página LEGO oficial.










Sem comentários:

Enviar um comentário