quinta-feira, 9 de junho de 2011

24H de Le Mans 2011, a edição #79



Começa este sábado às 14H de Portugal (15h locais) a edição nº 79 da mais antiga prova automobilística mundial, as 24 Horas de Le Mans, disputadas no Circuito de la Sarthe. Pessoalmente, a primeira experiência que recordo da mítica prova data dos idos de 1969 quando assistia à final daquela excitante edição pela televisão (RTP). Fiquei positivamente "agarrado" ao ecrã com aquela saudosa "batalha" de gigantes entre vv e mm e, acho, foi este o meu começo da paixão pelas competições automóveis, Le Mans em particular e com lugar naturalmente especial no meu coração. Este ano, mais uma vez, lá irei fazer a directa da ordem para assistir à prova pelo Eurosport.

Em termos de participações nacionais este ano podemos voltar a ver os seguintes, nas classes LMP1 e LMP2 (infelizmente, das duas classes mais "baixas", mas não menos competitivas e interessantes, da prova, só temos um representante em LM GTE Pro e nenhum em LM GTE Am):
  1. A equipa Quifel-ASM Team de Miguel Paes do Amaral (coadjuvado no volante pelos mais experientes Olivier Pla e Warren Hughes) no seu Zytek 09SC nº 20 da Classe LMP2.
  2. Pedro Lamy no terceiro Peugeot 908 oficial, nº 9 (e sempre um candidato à vitória na Classe LMP1, fazendo equipa com Sébastien Bourdais e Simon Pagenaud).
  3. Tiago Monteiro (em equipa com Guillaume Moreau e Pierre Ragues) no OAK Pescarolo 01-Judd Nº 15 LMP1 do team OAK Racing.
  4. João Barbosa na classe seguinte, a LMP2, no bonito Lola B11/83 Coupe-HPD nº 33 (gosto do número!) do team americano Level 5 Motorsports, partilhando o volante com Scott Tucker e Christophe Bouchut.
  5. Rui Águas no nº 71 (co-pilotado pelos norte-americanos Robert Kauffman e o consagrado Michael Waltrip), um dos dois soberbos Ferrari 458 Italia GTC da Classe LM GTE Pro inscritos pelo Team AF Corse, sempre um dos favoritos à vitória final na classe.

Além do Eurosport, a corrida poderá igualmente ser acompanhada nos nossos PCs pelos seguintes endereços (oficiais da entidade organizadora, o clube ACO, Automobile Club de l'Ouest):

Facebook
Twitter
YouTube
>> Cronometragem oficial em directo <<

E ainda pelos seguintes:
radiolemans.com
mulsannescorner.com
Racecar-engineering.com 

Para terminar, não posso deixar de salientar o famoso "spotter guide" desenhado por Andy Blackmore, com todos os 56 carros inscritos em 2011:

Sem comentários:

Enviar um comentário