sexta-feira, 10 de junho de 2011

The Looney Tunes are back! (em 3D)

"The Looney Tunes are back!"




Quando li isto nem quis acreditar. Para mim das séries animadas mais virulentas (e virais, para a época) de sempre, os Looney Tunes dos estúdios da Warner Brothers (desde 1944) sempre foram os bad boys da animação, batendo aos pontos, para a maioria dos adultos, os lamechosos trabalhos da Disney, sempre a puxar para o dramalhão traumatizante e a sequente lágrima. Todos os seus lendários directores/realizadores — Tex Avery, Bob Clampett, Friz Freleng, Chuck Jones (de quem se comemora em 2012 o centenário do nascimento), Robert (Bob) McKimson ou Frank Tashlin, não esquecendo essa quintessência da voz humana que foi o fantástico Mel Blanc — souberam criar uma imagem de marca baseada numa violência tão absurda, gratuita, esdrúxula e surreal que, exactamente por estes excessos, se tornara um primor do humor. A isto também não foram alheias as contribuições de argumentistas como Warren Foster, Tedd Pierce, Michael (Mike) Maltese e, repetentes, Chuck Jones e Friz Freleng, cujas mentes criadoras (salutarmente conturbadas?) nos deram personagens tais como um Bugs Bunny (Pernalonga, em Portugal), um Daffy Duck, um Yosemite Sam, um Speedy Gonzales, o par Sylvester the Cat & Tweety Bird, Fohghorn Leghorn, Marvin the Martian ou Elmer Fudd. Tudo isto condimentado com música não menos invulgar e bem ritmada como a que outros históricos compuseram, como Carl Stalling, Milt Franklyn ou William (Bill) Lava.

Anunciou ontem a Warner Bros. que vão voltar aos cinemas a partir de 18 de Novembro deste ano (um filme) e outros dois em 2012, mas em formato do mais modernaço 3D. Nestas histórias curtas, todas originais, conta-se ainda com a voz de Mel Blanc em duas delas, inicialmente captada em dois temas musicais gravados para a Capitol Records nos anos de 1950s. Os filmes, dirigidos por Matthew O’Callaghan, são "Daffy’s Rhapsody" (de onde foi retirado o fotograma que abaixo reproduzo), "I Tawt I Taw a Puddy Cat" e "Untitled Coyote and Road Runner".

Foi-se, a era destes saudosos bonecos animados a 2 dimensões e sombras rudimentares. Isto agora pia mais fino. Se o Tweety Bird não levar a mal a minha expressão...

'Disparo, não disparo?' parece perguntar o Daffy em "Daffy’s Rhapsody" via CartoonBrew.com

Sem comentários:

Enviar um comentário