quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Misa Digital Guitar: Um novo instrumento nasce


Aqui está uma engenhoca, um verdadeiro instrumento musical electrónico, que embora se assemelhe a uma guitarra pouco tem a ver com ela, se não precisamente no aspecto exterior. A Misa Digital Guitar é na realidade várias coisas: um sintetizador, mas não tem teclas (usa antes um monitor sensível ao toque). Uma guitarra, mas cuja escala (neck) é desprovida de cordas. Um instrumento de percussão, mas não tem peles esticadas sobre uma caixa de ressonância.

Basicamente, trata-se de mais um instrumento MIDI que integra um sintetizador polifónico carregado de sons e efeitos, controlados em conjunção entre o monitor multi-toque situado no corpo e a escala, desprovida de cordas, mas onde se encontram os familiares 24 trastes (frets) das guitarras clássicas. Junto a cada um destes trastes existem 6 botões.

Desenvolvida pela Misa Digital Instruments de Hong-Kong, esta "guitarra", modelo apelidado de Kitara (que enganadoramente familiar, não é?) para ser tocada dispensa a vulgar palheta, já que as "cordas" simplesmente podem ser tocadas literalmente sobre as linhas iluminadas no ecrã de oito polegadas. E sendo um instrumento polifónico, aquelas podem ser dedilhadas, pressionadas, beliscadas ou tangidas com resultados sonoros finais iguais aos do instrumento em que se inspira esteticamente.

Dois modelos estarão em breve disponíveis no mercado, a Kitara™ and Kitara™ Limited Edition, que apenas diferem nos materiais empregues na sua construção exterior (tudo o mais é rigorosamente idêntico). Serão revelados ao público durante a exposição CES - Consumer Electronics Show em Las Vegas e que hoje se inicia, terminando no dia 9.

Um aspecto positivo, dentre vários, é que recorre ao sistema operativo Linux. Graças a Deus que não é um instrumento Windows, caso contrário o lixado e putativo músico teria de passar a vidinha a fazer reboots ao aparelho e a perder imenso tempo a descarregar e instalar intermináveis fixes, para finalmente o pôr a fazer aquilo que o fabricante garantiu que faria logo de início (#PensamentoCínico)... Um cheirinho do que pode fazer...


Sem comentários:

Enviar um comentário