domingo, 30 de janeiro de 2011

Foursquare cresceu 3400% em 2010



A infografia fala por si. O foursquare, co-fundado em 2007 por Dennis Crowley e Naveen Selvadurai, é uma plataforma social que permite registar os locais frequentados pelos subscritores que possuam um telemóvel smartphone munido de GPS, ou simplesmente por SMS. Fazendo "check-in" nos locais visitados e que se situem no raio de alcance do sistema de posicionamento do momento é-nos assim possível registar uma opinião sobre o mesmo (mas não é obrigatório), o que permite que qualquer outro aderente dele possa tomar conhecimento.

Como incentivo extra, a visitação continuada (avaliada ao longo de períodos de dois meses) permite que os mais assíduos se tornem Mayors (Presidentes de Câmara, digamos) desse local. Além deste estatuto, também são conferidas medalhas (Badges) quando se atinge algum marco pré-definido pelo sistema (por exemplo quando se obtêm 10 Mayorships, quando se completam check-ins a 50 locais diferentes etc.). Na imagem acima podemos por exemplo saber quais os "3 mais" nas áreas das estações de caminho-de-ferro, hotéis ou galerias d'Arte. Para as empresas que aderiram, o sistema também permite que em algunas casos o seu uso resulte em benefícios para os clientes individuais, que poderão ser presenteados com campanhas ou promoções especiais, Portugal incluído.

Não espanta, pois, que o foursquare se tenha alcandorado à posição a que chegou ou ao nível de crescimento agora festejado. Pois se até "alguém" já se registou desde o espaço, em 22 de Outubro de 2010... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário