sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sword & Sworcery(*)?

(*) Sic


Constou-me que Superbrothers: Sword & Sworcery EP (S:S&S EP) é o jogo para iPad, iPhone & iPod Touch mais badalado do momento. Desenvolvido pela canadiana Superbrothers, trata-se de um jogo de aventura e acção exploratórias com a particularidade de, nesta época em que cada vez mais parecem ter a prevalência no meio os formatos HD e 3D, oferecer exactamente uma experiência visual "ao contrário" (ou contra-corrente, mas nem por issomenos rica e original) dada a opção por algum grafismo pixelizado. Isto tudo pelo (quase) ridículo preço final (na iTunes Store) de USD $4,99.
Segundo os criadores S:S&S EP é uma "interpretação do século 21st dos arquetípicos videojogos de aventuras da velha escola". Apropriadamente chamado de "Sword & Sworcery" (esta última, uma propositada corruptela da palavra sorcery) nele comandamos, num reino de Espada & Feitwiçaria [ ;) ] uma guerreira monja que procura o Megatomo, uma relíquia-livro sagrado — mais detalhes do enredo poderão ser lidos nesta página facebook. O jogo extravasa mesmo a plataforma móvel em que se desenrola para intervir na rede social Twitter ao enviar os diálogos internos da personagem feminina, em mensagens inferiores aos 140 caracteres associadas à hashtag #sworcery. Tal como se fora o próprio utilizador a escrevê-las por si próprio para o Twittverso.
Cada vez mais peça fundamental de todo o videojogo actual, a épica música/banda sonora de S:S&S EP, criada por Jim Guthrie, é de tal forma especial que é mesmo objecto de uma edição em LP de 12 polegadas intitulado "The Ballad of the Space Babies" (capa mais abaixo) e que se pode ouvir na íntegra na página Web do músico.
Para terminar veja-se o vídeo demonstrativo. Por tudo o exposto, arrisco a vaticiná-lo, S:S&S EP constitui mais um bom motivo para (se) pensar em adquirir um iPad (quiçá uma das próximas plataformas de videojogos a ser mais utilizada mundialmente).




* * * * * SPOILER ALERT para Superbrothers: Sword & Sworcery no Vimeo.


A banda sonora

2 comentários:

  1. Não sei se é da maneira como o descreves, ou do jogo em si, mas fiquei cheia de vontade de experimentar. Por todas as razões invocadas, parece muito interessante.

    Quanto ao iPad...já paravam de inventar razões para o querermos...! ;)

    ***

    ResponderEliminar
  2. O mérito é do jogo (acredita). Apenas falo dele por me recordar (como disse) de outros títulos igualmente marcantes noutras plataformas, doutras épocas. :)

    ****

    ResponderEliminar