sexta-feira, 15 de abril de 2011

Temperança. E esperança

Como nunca terei a sua qualidade no escrever (e será que a procuro?) limito-me a apontaro para o texto que uma amiga escritora, a Ágata Ramos Simões, escreveu no seu blog Escrita.
Morrer (um poema). Pessoalmente — e esta foi uma primeira leitura da minha parte — não gostei do espírito implícito no inícío do escrito (e disse-lho). Mas lendo melhor (admito alguma impulsividade na leitura de certos signos), acabei por achar algo empolada a minha apreciação inicial. Afinal a Ágata não tem um qualquer #deathwish. Nada disso. Ao contrário de mim, que aprecio a ideia de morte e nalguns momentos quase a desejo — sem alguma vez ter a coragem de a chamar, de facto —, tu conseguiste afinal espelhar a esperança na Vida como só ao se falar na Morte se pode bem declarar.
E sim, o teu <(...) ego super-inflado: porra, que eu escrevo bem!> é justificado. Eu concordo! =)

Reproduzo, com a devida vénia à autora, a estrofe central:
Ó morte, não te temo. Não Te Tenho Medo. Nunca medo terei de ti.
Pelo contrário. Acarinho-te no meu peito todos os dias (enquanto caminho). E todas as noites fecho os olhos e entrego-me a ti durante sonos e sonhos. Dormes comigo abraçada como um gato, como todos esses gatos que eu amei e perdi y que añoro (añoro...).

2 comentários:

  1. Obrigada pelo destaque :)

    "Ao contrário de mim, que aprecio a ideia de morte e nalguns momentos quase a desejo — sem alguma vez ter a coragem de a chamar, de facto"

    Ai, es tu que me assustas! Não a chames, deixa-a quietinha, no canto, a hibernar.

    *****

    ResponderEliminar
  2. Acredita-me que por vezes acho que seria uma benção. É que quando não se tem coragem para algumas coisas, a morte pode até ser uma solução. Mas falta a coragem até para isso... Portanto: também não é (ainda) a solução ideal. ;)

    ****

    ResponderEliminar