terça-feira, 26 de abril de 2011

Shinkansen E5: estreou novo modelo ("Hayabusa")



Foi no passado dia 5 de Março que o novo shinkansen, o modelo da Série E5 batizado de "Hayabusa", entrou oficialmente ao serviço do Japan Rail (JR), ligando os 674 kms de distância entre Tokyo e Aomori em cerca de três horas e cinco minutos. Fã do Japão, há 39 anos que nasceu a minha paixão pelos seus comboios-bala (data de 1972 o primeiro postal oferecido por um tio que àquelas terras viajou por altura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 em Osaka) e sonho desde então com um dia poder sentar os ilustres e reais fundilhos num dos vários modelos (um qualquer!) do serviço shinkansen. Esta nova versão, em circulação desde Maio de 2009, é agora a mais rápida variante deste serviço da JR: 320 km/h, ou mais 45 que o até então mais rápido shinkansen comercial, o E2 "Hayate". Para já e mais rápido que o E5 só mesmo o MLX09 (2009), um Maglev ainda em testes com um modelo completamente funcional, cujo MLX01 atingiu uns impressionantes 581 km/h em 2 de Dezembro de 2003 (mais 7 que o alcançados em 2007 pelo TGV convencional de testes).

Olhando (e sonhando) para isto, como não achar os "TGVs" uns brinquedos?

Sem comentários:

Enviar um comentário