terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Rabinho d'olho


Expressão popular que, julgo, todos saberão o que significa. Explico, mesmo assim, usando a definição do primeiro elemento linguístico (o rabo, em si):

Rabo
s. m.
1. Termo genérico com que se indica o apêndice caudal de todos os animais.
2. Infrm. Cu; nádegas.
3. Pop. Cabo, extremidade (por onde se pega num instrumento ou objecto).

Associando o "rabo" ao "olho" (há quem diga que são uma e a mesma coisa, mas não o posso confirmar, principalmente porque não o vejo bem) temos então o "Rabinho d'olho". Acrescentarei, então, mais esta definição:

4. Pop. #2. Jeito tão português de mirar, mais ou menos furtiva e secretamente, aquilo que o parceiro das redondezas estiver a ler, como se fosse algo de inapelavelmente irresistível (tipo, fotos de gajas nuas).

Em inglês há dois verbos para caracterizar esta atitude contemplativa: to stare e to peek (sim, sei que não são beeeem a mesma coisa, mas equiparam-se). Lá fora, aliás tal como cá, se ensina que "é feio espreitar" ou "é feito olhar, especado, para alguém" ou, ainda, "é feio mirar". Tudo coisas que a maioria do português ou já esqueceu, ou nunca lhe ensinaram...

A mim, que detesto sentir-me "mirado", ou sentir que alguém está a (tentar) ler o mesmo que eu, não me cai bem, desculpem. Que olhem para o lado, que raio! Se não querem gastar dinheiro num livro, revista ou jornal, então que peguem num Metro ou num Destak, que se fizeram para ser mirados, manuseados, e especadamente olhados por todos (e mais alguns)!

Por outras palavras: larguem-me a braguilha, pázinhos!! Olhem pela janela.

Sem comentários:

Enviar um comentário