sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"A História do Japão"


É o livro que leio actualmente. Escrito por Kenneth G. Henshall (professor de Estudos Japoneses na Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia), disponível em Portugal pelas Edições 70 desde 2008, era uma das opções de leitura na minha (infindável) lista. Sou fã (digamos) do Japão e da sua cultura desde há umas boas décadas, quando comecei a estudar artes marciais. Afinidade que depois passou para o cinema (animado e com actores reais), a literatura, a banda desenhada e objectos de diversa natureza. Basicamente e sem tornar a coisa numa "doença", costumo adquirir, na medida do possível, algum material que me aproxima daquelas paragens (terei sido nipónico numa outra vida?).

Os anos foram passando e apesar de não ser o único livro que possuo sobre o país, este um dos primeiros que leio de ponta-a-ponta sobre as origens e evolução da nação asiática. Numa época em que cada vez mais se fala do Japão e das suas "proezas" económico-culturais, cada vez mais influenciadoras e presentes nas nossas vidas diárias, quantos de vocês (e eu incluído) podem afirmar que realmente conhecem aquela terra e as suas gentes? Deixemo-nos de lugares-comuns, leiamos a obra, escrita por um especialista, e façamos parte dos que passarão a saber do que se fala quando se fala do "Japão".

Permito-me reproduzir a sinopse da obra, retirada da página da editora:

O impacto do Japão no mundo moderno é imenso. Embora ocupe apenas 0,3% da área terrestre do planeta, produz 1/6 da riqueza mundial. Há apenas 150 anos era um país isolado, que cultivava arrozais e estava à mercê de déspotas feudais. Nos 50 anos seguintes tornou-se uma potência imperial - o seu primeiro milagre. No final da II Guerra Mundial o país esteve perto da aniquilação, após dois ataques nucleares e a consequente derrota. E muitos desejavam a erradicação dos Japoneses. Contudo, não só o Japão sobreviveu como se tornou uma superpotência económica - o segundo milagre.
Para se perceber os feitos do Japão é preciso conhecer a sua história, pois a forma como reagiu a sucessivos reveses tem origem em práticas enraizadas, algumas ancestrais.

Recomendado. Vivamente.

Kenneth G. Henshall
Tema: História
Colecção: História Narrativa
Ano: 2008
Tipo de capa: Brochada
ISBN: 9789724415338 | 304 págs
Preço: €20.14

Sem comentários:

Enviar um comentário