sábado, 14 de maio de 2011

Star Wars refeito para 3D com tecnologia "Avatar"

Conforme ontem aqui o disse George Lucas festeja hoje o seu 67º aniversário. E ontem também, curiosamente, veio a lume a notícia (via Sky Movies HD) de que ele e a sua Lucasfilm estariam a preparar o remake dos seis filmes da saga extragaláctica para o formato 3D usando a mesma tecnologia empregue para desenvolver o "Avatar" (2009) de James Cameron. Mas isto só pode ser considerado uma novidade relativa pois que sem especificar que filmes, já em Janeiro deste ano se vaticinava tal tratamento para os de Fantasia e/ou Ficção Científica mais populares no mercado.

Neste caso e a ser verdade, tal demonstra uma viragem na actuação da Lucasfilm, que até agora sempre foi a primeira responsável pela criação das suas próprias tecnologias, raramente usando soluções de terceiros (pelo menos, "terceiros" desta dimensão). Seja como for, e admito já e aqui que não só 1) nada mais sei do que ontem li e 2) sou tudo menos técnico em 3D, como leigo — mas über fan — interessado em A Guerra das Estrelas desde que vi o 1º filme em 1977, não me parece que seja assim tão fácil quanto transparece da sucinta notícia que a transposição de obra já feita com facilidade. De facto, aquilo que se viu em Avatar foi um misto de 3D com tecnologias já conhecidas de captação de movimentos executadas por actores reais. Como fazer o mesmo, mas sobre "filme"? (a trilogia original, de 1977 a 1980, foi filmada em película e só com Star Wars Episode II: Attack of the Clones, de 2002, é que George Lucas recorreu à captação totalmente digital de imagens). Não se tratará, portanto, de uma "mera" recriação de algo existente, afgurando-se-me a tarefa como tão galáctica quanto o ambiente em que tem lugar (pelo menos para os 4 primeiros filmes). É que, por exemplo, os movimentos de actores reais não mais serão captados como o foram em Avatar e mesmo os 2 mais recentes da saga.

A minha pergunta: será que iremos (re-re-re-re-re... <acrescentar símbolo infinito aqui>) -ver Star Wars em tons de azul?? E depois de Setembro de 2011, com o lançamento para o mercado doméstico da edição dos 6 filmes no formato Blu-ray (BD), para quando a versão BD-3D? =P

Sem comentários:

Enviar um comentário