São cinco, as teorias ('estranhas') que o io9.com divulga ("
Five weird theories of what lies outside the universe") sobre o que poderemos encontrar caso consigamos escapar a esta Terra que habitamos e ao Universo onde se insere. São elas:
- Para além do Volume de Hubble. O Volume de Hubble representa tudo aquilo que reflicta luz observável pelo campo de visão (digamos) do telescópio homónimo.
- Fluxo Negro. A deslocação de galáxias como que atraídas em direcção a um ponto descoberta em 2008.
- Bolhas Infinitas. [para mim, o conceito mais difícil de atingir; "armazenam um número infinito de infinidades dentro de uma única infinidade"] Áreas que pararam de se expandir mas representado espaços infinitos e, portanto, o seu próprio universo. [Mm...]
- Geração de Buracos Negros. De acordo com o físico teórico Lee Smolin, os universos são fecundos e cada buraco negro no nosso universo gera o seu próprio universo, com leis físicas ligeiramente diferentes do universo anterior. (Teoria entretanto posta de parte, inclusive pelo próprio.)
- Muitos Universos Paralelos. Talvez a "explicação" mais conhecida de todas e ela própria alvo de éne derivações. Aqui cabe tudo desde a teoria de cordas até à das membranas que vibram noutras dimensões ou à fugas de gravidade para o nosso universo, vindas de outro(s) e de outra dimensão.
Todas brevemente explicadas no artigo que menciono e todas matéria para se pensar um pouco. (#vício) Quem terá mais teorias, além destas 5?
Sem comentários:
Enviar um comentário