terça-feira, 31 de maio de 2011

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A oeste nada de novo

Que é como quem diz: por aqui nem se avança, nem se recua. Mais uns dias de relativo "down" (chamar-lhe "depressão" seria presunçoso demais?) Enfim, para manter o lugar-comum — que presumo ser um lugar onde vai parar muito boa gente, mesmo que com ajuda de GPS lhes seja dito que Não vás por aíiiiiii! — "Melhores dias de avião". Erm... (pedrão, i.e.: perdão) "Melhores dias virão!". =p

sábado, 28 de maio de 2011

Nissan LEAF Nismo RC: o 1º carro de corrida eléctrico

A Nissan apresenta neste vídeo a sua proposta para um carro de corridas inteiramente movido a energia eléctrica (EV), baseado no Nissan LEAF eléctrico de produção, na sessão de testes efectuada no passado dia 13 de Maio na pista japonesa de Sodegaura Forest Raceway. Com uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h em 6,82s (?!) esta é uma proposta de futuro — e uma aposta no futuro! — do fabricante japonês para o mundo das corridas de GTs. Silêncio e velocidadde são aqui os factores a considerar, numa proposta japonesa que, no dizer de um dos responsáveis, poderá mesmo ser o primeiro passo para novos tipos (e locais) de competição. A palavra aos técnicos da marca e ao piloto escolhido, Tsugio Matsuda...


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Human Planet - Web exclusive series trailer - BBC One

Human Planet é um documentário televisivo em 8 episódios, criado pela BBC One onde se mostra a relação da Humanidade com a natureza e o mundo de hoje, filmado em cerca de 40 países e zonas geográficas distintas do nosso planeta. Um trailer fenomenal e belo, que aconselho seja disfrutado na resolução máxima do HD (1080p).




Brian Eno: MP3 gratuito, "Imagine New Times"



Depois do meu destaque no passado mês de Abril relativo ao próximo lançamento de mais um trabalho de longa duração de Brian Eno, intitulado "Drums Between The Bells", volto ao assunto para dar conhecimento de que hoje foi disponibilizada online a primeira faixa para download directo e gratuito em MP3 do tema em título (04:26 num ficheiro de 25,2 MB).

Um tema ambiental, planante e etéreo com narração do poeta Rick Holland, gravado durante as sessões de gravação do álbum mas que não faz parte do alinhamento final.

Tabela Periódica da Narração

Todos tivemos de usar, na escola, uma Tabela Periódica dos elementos químicos. Os criativos que não ficaram traumatizados — ou que provavelmente ficaram mesmo... — inventaram derivações mais ou menos bem humoradas da dita. Hoje destaco aqui a da criação de histórias, ou Storytelling (termo que me parece mais feliz em inglês e que para ser mais exacto deverá escrever-se na forma "story-telling"). O autor dá-se a conhecer por "ComputerSherpa" e o gráfico original, criado para uma aula de Design Visual 1, consta desta sua página no DeviantART. Sistematiza os vários elementos usados na construção de uma narrativa, organizando-os em colunas de um ou mais tropes (na Linguística, nome dado aos vários mecanismos usados na construção de uma trama) subordinados a um tema (por exº 'Estrutura', 'Cenário, leis, enredos', 'Heróis', 'Arquétipos' ou 'Vilões'). Combinando estes blocos elementares pode construir-se qualquer tipo de narrativa, sendo mesmo dados exemplos aplicáveis a histórias bem conhecidas como Star Wars, Kim Possible e Dilbert.

(Clicar para tamanho real)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Twitter: 12 ferramentas de análise e estatística



O título (e o post para cujo conteúdo chamo a atenção) não são de minha autoria. Retirei-os do blog "Tudo Sobre Online Marketing" da colega . Leia-se aqui: Twitter: 12 ferramentas de análise e estatística.

Frases

Being an expert in social media is like being an expert at taking the bread out of the refrigerator.

Peter Shankman in "Why I Will Never, Ever Hire A "Social Media Expert"" (artigo completo).

Até que enfim que mais alguém, além de mim, acha patéticos todos aqueles que se arrogaram, e arrogam, de "Especialista em Redes Sociais". Espécie de tradução parola do "Em terra de cego, quem tem um olho é Rei"...

Area 51 Revelada (documentário)



Ah, a famosa Área 51 (também conhecida como Dreamland) localizada no pitoresco Estado do Nevada... Teorias à parte (incluindo EBEs, OVNIs/discos voadores, X-files e conspirações extraterrestres), a National Geographic Society (NGS) vai hoje apresentar no seu canal televisivo o documentário "Area 51 Declassified". As autoridades norte-americanas continuam a menorizar o papel desta famosa instalação científico-militar e todas as tentativas anteriores, mais ou menos independentes, de a caracterizar e divulgar junto do público têm sido recebidas com cépticos comentários de "Isto não passa de mais uma manobra de desinformação com vista à ocultação da verdadeira finalidade das instalações".

Por ser um apaixonado, desde a infância, por aviação e mais tarde pelos chamados X-planes (aviões X), tudo o que se relacionasse com a zona sempre me espicaçou a curiosidade. Não sei porquê mas embora desconhecendo o conteúdo exacto deste documentário arrisco a afirmar que nada trará de novo à questão e polémica geradas — e tendo logo origem numa das mais institucionais e conservadoras sociedades de divulgação de conhecimento dos Estados Unidos como é a NGS. Ou seja: mais um caso de "a montanha pariu um rato".  Em Portugal ainda não sei em que dia ou horário passará mas irei (tentar) estar atento.

O que existe para além do Universo?

São cinco, as teorias ('estranhas') que o io9.com divulga ("Five weird theories of what lies outside the universe") sobre o que poderemos encontrar caso consigamos escapar a esta Terra que habitamos e ao Universo onde se insere. São elas:

  1. Para além do Volume de Hubble. O Volume de Hubble representa tudo aquilo que reflicta luz observável pelo campo de visão (digamos) do telescópio homónimo.
  2. Fluxo Negro. A deslocação de galáxias como que atraídas em direcção a um ponto descoberta em 2008.
  3. Bolhas Infinitas. [para mim, o conceito mais difícil de atingir; "armazenam um número infinito de infinidades dentro de uma única infinidade"] Áreas que pararam de se expandir mas representado espaços infinitos e, portanto, o seu próprio universo. [Mm...]
  4. Geração de Buracos Negros. De acordo com o físico teórico Lee Smolin, os universos são fecundos e cada buraco negro no nosso universo gera o seu próprio universo, com leis físicas ligeiramente diferentes do universo anterior. (Teoria entretanto posta de parte, inclusive pelo próprio.)
  5. Muitos Universos Paralelos. Talvez a "explicação" mais conhecida de todas e ela própria alvo de éne derivações. Aqui cabe tudo desde a teoria de cordas até à das membranas que vibram noutras dimensões ou à fugas de gravidade para o nosso universo, vindas de outro(s) e de outra dimensão.
Todas brevemente explicadas no artigo que menciono e todas matéria para se pensar um pouco. (#vício) Quem terá mais teorias, além destas 5?


Foto vi@ ScienceBlogs.com

Paredes de fogo

Dilbert.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Matrix Days...

Um dia de cão, hoje. Pergunto-me sempre se só eu é que vejo certas realidades, escondidas aos demais (que me rodeiam). É certo que *eu* tomei o comprimido encarnado...

domingo, 22 de maio de 2011

Fotografia (de que gosto)

Por Heidi Systo

Frases

&&%#/&$$"&#"#$="&"#%")#"#="&#&"#"/#&"/%="#%="#%" grrrrrrrrrrrrrrr #irs

@retorta

Frases

Keep an eye on the donut, not the hole.

@David_Lynch

Blackstar Warrior, o trailer (HD)

É negro, é guerreiro, foi visto pela primeira vez nos ecrãs dum cinema em 1980 e o maior "ladies' man" que o Han Solo fora até então (sim, Han, lamento ter de ser eu a dar-te a novidade). Falo de Lando Calrissian (originalmente interpretado pelo actor Billy Dee Williams). E falo, para tranquilidade dos mais distraídos, de um derivado de A Guerra das Estrelas (sim, confesso que tenho o hábito de, ciclicamente, voltar ao tema...). Dirigido e escrito por fãs (Matthew Haley e David Walker, respectivamente) em 2010, este é um dos exemplos de um (desculpem a repetição) fan movie de Star Wars, completo com um Wilhelm scream e tudo! Na realidade trata-se de um fake trailer e nos seus poucos minutos podemos apreciar o cabotinismo do personagem (eu disse cabotinismo?), muita acção, o Dark Lord ele próprio e (inevitáveis) algumas mulheres lindas, que por acaso acontece serem stormtroopers (pois...). Enredo e música condizentes, a recordar-nos, não uma galáxia muito, muito distante de há muito tempo atrás, mas um tempo algures nos anos de '970s do século XX. Jackie Brown ronda perto neste blaxploitation galáctico.



quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Novas Mitologias"

Não, não falo, nem se trata, de novo programa governamental socialista para "inglês-ver". Falo da edição da obra "Nouvelles mythologies" de Jérôme Garcin (ed. Points, 2011), uma compilação de vários artigos (60) de outros tantos autores, publicados originalmente na revista Le Nouvel Observateur em 2007 [N° 2210 de 15 Março] e nos quais se abordam temas como o "Google", o "blog", o "coaching", o "11 de Setembro de 2001", o "GPS", o "4 x 4" ou o "Euro" e que segue na veia das homónimas reflexões de Roland Barthes sobre a cultura popular do pós-guerra (mundial) publicadas em 1957. Não o tenho ainda, mas estou curioso e por isso o recomendo. O tema é delicioso e pungente.

Clicar para amostrea de alguns artigos.

Frases

"Anything. Anywhere. Anytime. For No Reason At All."

(Também conhecida por AAA.FNRA, o meu moto) Frank Zappa.

Tipicamente português...

Embora (claro) o refira em termos relativos, o português comete as maiores barbaridades achando que um "Desculpe" ou "Obrigado" lhes retiram toda a importância ou gravidade.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Star Wars: as prequelas contadas em LEGO, em apenas 2 minutos

Fã de LEGO desde miúdo e fã de Star Wars desde 1977. A partir de 1999 a LEGO tornou-se uma marca licenciada oficialmente pela Lucasfilm para produzir conjuntos baseados em personagens, situações, cenários e naves dos 6 filmes de George Lucas. O seguinte vídeo sintetiza "na braza" (em 2 minutos) o principal do enredo dos 3 filmes mais recentes da saga (entre 1999 e 2005), também denominados como Segunda Trilogia.



Frases

'Astronauts of inner space'

Alex Trocchi, Edinburgh Writers' Conference, 1962.

A Declaração de Independência

Aponto para o post do colega P L O C K I N G, apenas citando a frase final de autoria de Thomas Jefferson:


Therefore, when a long train of abuses and usurpations, pursuing invariably the same object evinces a design to reduce them under absolute Despotism, it is the people´s right, it is their duty, to throw off such Government, and to provide new Guards for their future security.

Thus we find that throwing off government is not only an option; it can also be a positive moral duty.


Thomas Jefferson

Como soe dizer-se em inglês (não-técnico): "'Nuff said!"

Frases

"Too strong to drink and too wet to dry."

Robert Fripp, "The League of Gentlemen" (1980)

Frank Zappa, "Watermelon in Easter Hay" (1979)

Frank Zappa (21 Dezembro 1940 // 4 Dezembro 1993)


Hatsune Miku (初音ミク) a Vocaloid

Criada pela Crypton Future Media de Sapporo, Hatsune Miku é uma famosa cantora japonesa... que não existe. É, antes, uma figura sintetizada em 3D sustentada pelo binómio software de voz (do mesmo nome), baseado em amostras vocais da actriz Fujita Saki, lançado em Agosto de 2007 por aquela empresa, em conjugação com a tecnologia Vocaloid 2 (Vocal + Android), o sintetizador vocal da Yamaha. O programa Vocaloid2 permite que se insiram letras (poemas) e se defina uma melodia, gerando depois a nossa própria canção, tudo sem se ter de trautear uma única nota musical. Até ao momento existem já mais de 100,000 canções originais, empregues em tudo desde DVDs, CDs e jogos, existindo mesmo uma linha de figuras coleccionáveis e brinquedos associados à imagem da virtual/real Hatsune Miko, a figura de inspiração anime criada em imagem 3D de síntese (CGI) pela SEGA Corporation para dar "corpo" a este prodígio informático (a cantora), com uma personagem tridimensional projectada holograficamente em directo para as audiências, cantando e dançando em palco. O seguinte video ilustra bem o resultado do realismo e assombro da criação...








Notícia baseada no original do site The Mary Sue.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Poster Star Wars minimalista

Via revista Obvious


Capacete de Boba Fett decorado com algumas das mais famosas frases ouvidas no Episódio VI, O Regresso de Jedi (1983).

Dá que pensar... Vivendo num Minority Report?

Retirado do artigo do GeekChicDaily.com:

Google's Way IS The Highway - Internet giant Google now has self-driving cars and is lobbying Nevada to create laws that would allow the autonomous vehicles to be used on public roads. Great. Google knows everything about you and wants to drive your car. In a couple of years, we'll be living in Minority Report.





MUDs & MMORPGs, dados para uma História

Nunca joguei no tempo das MUDs (Multi-user Dungeons (1), jogadas em modo-texto mas também com o interface gráfico rudimentar das chamadas Graphical MUDs), maioritariamente implantadas e difundidas nos meios académicos de uma época que me parece já remota; também a Internet (em Portugal) era um bem escasso e isso não facilitava a vida a um jovem como eu. Por cá ainda se jogava, offline, nos ZX Spectrum de 16 Kb c/ o software armazenado em vulgaríssimas cassettes de áudio. Quando esta realidade (um conceito curioso, considerando o tema...) mudou em inícios dos anos 90 do séc. XX, as MUDs morreram, em certa medida, transformando-se e evoluindo para o que se conhece hoje como MMORPGs (2) (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Jogo de Personagem Multi-jogador Online). Uma cada vez mais poderosa capacidade gráfica dos PCs de então, associada ao seu cada vez menor custo, bem como os acessos à Net, contribuíram para que os jogos de personagem em mundos persistentes online para números maciços de jogadores se tornassem no fenómeno comercialmente bem-sucedido que são hoje.

Esta introdução serve para sugerir a leitura de uma investigação publicada em Abril de 1996 por Richard A. Bartle, BSc. PhD (alegadamente o co-inventor, com Roy Trubshaw, da primeira MUD), intitulada "Hearts, Clubs, Diamonds, Spades: Players Who Suit MUDs". Trata-se de uma abordagem do comportamento social dos jogadores de então, enquadrando-os em quatro perfis-tipo e que ainda permanece actual face à realidade dos RPGs online actuais — sei do que falo por ter jogado World of Warcraft durante quase 3 anos e estar ansioso, como muitos milhões pelo mundo fora, pela estreia do próximo MMORPG baseado em Star Wars: Star Wars: The Old Republic.


____________________
(1) Artigo em inglês. De certa forma, digamos, uma primeira "informatização" do jogo de tabuleiro Dungeons & Dragons (D&D). Artigo wikipedia sobre D&D.
(2) Artigo em inglês.

Penso eu...

Liberdade máxima (não libertinagem), com responsabilidade. Acredito nisto.

< ??? >

... Sou péssimo a arranjar títulos para posts...

Há que admiti-lo

Abertamente ninguém o admitirá — exceptuando, provavelmente, os próprios... — que ninguém consegue viver sem os "políticos". [pausa para ouvir o ribombar discordante] Numa época em que parece que cada cidadão tem em seu poder a capacidade de "poder", a (minha) verdade é que, se colocados perante a posição de ter de executar, organizar e gerir um país, a maioria decliná-lo-ia. "Eu? Chatear-me com isso? Safa!" (exclamações que imagino ouvir da(s) sua(s) boca(s)). Não é o meu caso há mais de 20 anos, mas recordo as famosas "reuniões de condomínio" e a seca com que encarava essas horas. Detalhes nem é preciso mencionar porque cada qual terá as suas experiências (traumatizantes, certamente) desses eventos. Estar à frente do eufemístico "Destino da Nação", para mim, é então como uma espécie de gestão dum condomínio, só que aqui os vizinhos (os concidadãos) estão mais à vontade a mandar vir com o Administrador (i.e. os políticos em geral) mas suspeito que odiariam (e evitariam) ter de ser eles a ocupar o lugar. Mas como só se tem direito a abrir a boca de 4 em 4 anos... Pensando bem talvez não seja assim tão mau...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Citações de Agostinho da Silva

O homem não nasceu para trabalhar, nasceu para criar..

Nesta frase de Agostinho da Silva (1906-1994), eminente filósofo, poeta e ensaista, reside, quiçá, uma das várias razões (não pode ser só uma!) pelas quais somos infelizes. (E não me mintam dizendo que "Sou feliz!", que eu mantenho uma dúvida socrática e sistémica.)

Outras frases do filósofo, retiradas da obra "Citações e Pensamentos de Agostinho da Silva":


"Apaixonar-se é passivo; amar activo; o perfeito está no que não é nem isto nem aquilo."

"Se fosse possível explicar-te tudo não precisarias de perceber nada."

"A perfeita cortesia é também uma forma de indiferença."

"Os defeitos de que te acusas são o reverso das qualidades de que te orgulhas."

"Deus não se afirma nem se nega: Deus É, mesmo quando não é, uma plena manifestação da sua suprema liberdade."

Ed. Casa das Letras

domingo, 15 de maio de 2011

"Destino", Salvador Dali - Walt Disney

"Destino" é uma curta-metragem de animação encomendada por Walt Disney a Salvador Dali em 1946, com música composta pelo mexicano Armando Domínguez, tem a duração aproximada de 6 minutos e combina desenhos cenários e pinturas criados pelo próprio pintor catalão. O projecto esteve, no entanto, 57 anos parado até que em 2003 o neto de Walt Disney, Ron Disney, decidiu ressuscitá-lo. Em boa hora o fez e com sucesso, já que a curta animada foi nomeada para os Óscares e recebeu os prémios dos festivais Melbourne Film Festival e do Rhode Island Internation Film Festival. Surrealismo animado, movido a motor "Dali". Infelizmente nunca foi editado oficialmente pelo estúdio americano, sendo apenas o YouTube o único meio em que nos é possível admirá-la.





Post #300

Follow Your Interests. Discover Your World. Twitter.

Twitte (verbo):


sábado, 14 de maio de 2011

Trabalho de equipa

É assim que se trabalha em equipa na Hexis AMR, que corre no Campeonato Mundial FIA de GTs em 2 Aston Martin DBRS9 e que vai à frente do campeonato deste ano (cujas duplas de pilotos — Stef Dusseldorp e Clivio Piccione no carro Nº 3 e Christian Hohenadel e Andrea Piccini no Nº 4 — se encontram neste momento respectivamente em 2º e 3º lugares do campeonato de Condutores). Amanhã tem lugar a 4ª de 10 corridas na pista de Sachsenring, que se poderá ver em directo no canal web oficial, GT1 TV a partir das 14:15h.





GT1 Sachsenring 'The Pit Stop' por GT1


"José Sócrates deve ser severamente punido nas próximas eleições"



Quem o afirmou (e eu subscrevo) foi o sociólogo António Barreto em entrevista ao jornal diário "I" (texto e video). Serei um dos que o fará nas próximas Eleições Legislativas de 5 de Junho de 2011.


Onde é que já (ou)vi isto??

'Patchouly' com pentelho desde 1981, ou estarei a confundir com isto?


As consolas de jogos (tradicionais) têm os dias contados(?)

Quem faz a afirmação é o artigo da FOX News hoje publicado. Não custa perceber, ou sequer aceitar, esta realidade diariamente cada vez mais presente (tantas vezes sem sequer se pensar muito nisso). Basta olhar para o que jogamos no Facebook e nos nossos smartphones ou tablets. Cada vez menos interessa "onde" se joga, mas sim "o quê". Até porque qualquer terminal móvel e respectivo software (os jogos) são muitíssimo menos onerosos que qualquer consola e jogos proprietários. O que nos tempos de vacas magras que correm...

Sony PS3/PSP, Nintendo Wii/DS/3DS e Microsoft Xbox 360: R.I.P.. Bem vindos à (prototípica ainda, no tema deste post) era da computação na Nuvem (Cloud Computing).

"Tudo e mais alguma coisa". Imagem bluemilecloud.com

Star Wars refeito para 3D com tecnologia "Avatar"

Conforme ontem aqui o disse George Lucas festeja hoje o seu 67º aniversário. E ontem também, curiosamente, veio a lume a notícia (via Sky Movies HD) de que ele e a sua Lucasfilm estariam a preparar o remake dos seis filmes da saga extragaláctica para o formato 3D usando a mesma tecnologia empregue para desenvolver o "Avatar" (2009) de James Cameron. Mas isto só pode ser considerado uma novidade relativa pois que sem especificar que filmes, já em Janeiro deste ano se vaticinava tal tratamento para os de Fantasia e/ou Ficção Científica mais populares no mercado.

Neste caso e a ser verdade, tal demonstra uma viragem na actuação da Lucasfilm, que até agora sempre foi a primeira responsável pela criação das suas próprias tecnologias, raramente usando soluções de terceiros (pelo menos, "terceiros" desta dimensão). Seja como for, e admito já e aqui que não só 1) nada mais sei do que ontem li e 2) sou tudo menos técnico em 3D, como leigo — mas über fan — interessado em A Guerra das Estrelas desde que vi o 1º filme em 1977, não me parece que seja assim tão fácil quanto transparece da sucinta notícia que a transposição de obra já feita com facilidade. De facto, aquilo que se viu em Avatar foi um misto de 3D com tecnologias já conhecidas de captação de movimentos executadas por actores reais. Como fazer o mesmo, mas sobre "filme"? (a trilogia original, de 1977 a 1980, foi filmada em película e só com Star Wars Episode II: Attack of the Clones, de 2002, é que George Lucas recorreu à captação totalmente digital de imagens). Não se tratará, portanto, de uma "mera" recriação de algo existente, afgurando-se-me a tarefa como tão galáctica quanto o ambiente em que tem lugar (pelo menos para os 4 primeiros filmes). É que, por exemplo, os movimentos de actores reais não mais serão captados como o foram em Avatar e mesmo os 2 mais recentes da saga.

A minha pergunta: será que iremos (re-re-re-re-re... <acrescentar símbolo infinito aqui>) -ver Star Wars em tons de azul?? E depois de Setembro de 2011, com o lançamento para o mercado doméstico da edição dos 6 filmes no formato Blu-ray (BD), para quando a versão BD-3D? =P

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Parabéns George Lucas!

Faz amanhã, dia 14, 67 anos o cineasta criador do clássico A Guerra das Estrelas, George Lucas (também conhecido por "Fat Beard", barba gorda).  May the Force be with you. Always!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Robot Lightsaber Duel

Como se sabe, foi há muito, muito tempo atrás que tudo se passou, mas uma empresa japonesa fabricante de robots industriais, a Yaskawa, decidiu programar dois dos seus autómatos, mais exactamente dois braços robóticos, para reencenar hoje um dos famosos duelos com lightsabers (sabres de luz) empunhados por Jedi e Sith num dos seis filmes da saga Star Wars (Guerra das Estrelas) entre 1977 e 2005 (não contando com as séries animadas em formato de televisão). As engenhocas puderam ser vistas na sua demonstração da habilidade mecânica automatizada na IEEE International Conference on Robotics and Automation (ICRA), em Shanghai. A Força estava com eles!

Nerdices à parte, os lightsabers são de origem Master Replicas (uma empresa ex-licenciada pela Lucasfilm para reprodução de réplicas autênticas de diversos objectos criados para os filmes de George Lucas), sendo o de "lâmina" dupla encarnada pertencente a Darth Maul e o azul representando o modelo usado pelo Jedi Obi-Wan Kenobi no filme A Ameaça Fantasma ("The Phantom Menace") de 1999.
Nota: nenhum lightsaber foi danificado durante estas demonstrações.



De olhos bem abertos...

Do cartoon adaptado (não por mim...) deste original.

terça-feira, 10 de maio de 2011

IKEA: novos produtos Fi-Ci

A conhecida cadeia IKEA apresenta como novidade de catálogo 2011 quatro (4) novos produtos em absoluta estreia. O gigante sueco agora também vende, além do mobiliário e utilidades várias para o lar, produtos inspirados na Ficção Científica. Como clonar um dinossauro, montar duas máquinas de viajar no tempo ou construir um lightsaber (sabre de luz) passam doravante a ser possibilidades disponíveis no mercado, e, finalmente!, ao alcançe de qualquer um. Abaixo reproduzo as instruções de montagem para um Dindasür, um Djiloreann, um Litsabbur e um Tjardiis.

Como sempre, no que toca às (aparentemente) instruções "fáceis-de-seguir", estas também terão o seu quê de esoterismos mal disfarçados, pelo que não são de excluir eventuais dores de cabeça para lhes dar um sentido prático. Agora se ao menos se encontrasse uma utilidade *mesmo útil* para eles... Por mim sugiro (nas máquinas do tempo), regressar à data em que nasceu a tataravó de José Sócrates, impedindo-a de dar à luz mais um(a) descendente (poupando-se posteriormente ao país as vergonhas pelas quais temos vindo a ser tristemente conhecidos) ou voltar atrás depois de sabermos o resultado do sorteio do Euromilhões de hoje. Enfim, as hipóteses são inúmeras e tão diversas quantos os fios do Tempo. Para o dinossauro, presumindo ser de tamanho suficiente para envergonhar o Godzilla, talvez que o usasse para espezinhar até ao inapelável pó todo o edifício da Assembleia da República (desde que me prometessem que lá dentro estariam — e apenas eles — todos os deputados da Nação portuguesa; público inocente excluído). Já o Litsabbur poderia, por exemplo, ser usado para coçar os fundilhos do nosso Primeiro Ministro – a) encostar, b) ligar.

Qualquer realidade com a semelhança (não) é pura coincidência...








(*) Aconselho a Tjardiis. Porque, não parecendo, tem mais espaço interior.

N.B.: Manuais concebidos por Caldwell Tanner, Susanna Wolff e Conor McKeon (Collegehumor.com).

De acordo com o (insuspeito) Finantial Times, José Sócrates é....

....basicamente um incompetente a quem malfadadamente os seus conterrâneos portugueses deram um voto (e dois governos maioritários) que vigoram desde há 6 anos a esta parte. A análise do primeiro ministro de Portugal está centrada nos seguintes dois parágrafos (para leitura do artigo na totalidade, é necessário um registo, gratuito e rápido, na página FT.com):


José Sócrates, prime minister, has chosen to delay applying for a financial rescue package until the last minute. His announcement last week was a tragi-comic highlight of the crisis. With the country on the brink of financial extinction, he gloated on national television that he had secured a better deal than Ireland and Greece. In addition, he claimed the agreement would not cause much pain. When the details emerged a few days later, we could see that none of this was true. The package contains savage spending cuts, freezes in public sector wages and pensions, tax rises and a forecast of two years’ deep recession.

You cannot run a monetary union with the likes of Mr Sócrates, or with finance ministers who spread rumours about a break-up. Europe’s political elites are afraid to tell a truth that economic historians have known forever: that a monetary union without a political union is simply not viable. This is not a debt crisis. This is a political crisis. The eurozone will soon face the choice between an unimaginable step forward to political union or an equally unimaginable step back. We know Mr Schäuble has contemplated, and rejected, the latter. We also know that he prefers the former. It is time to say so.


Aqui, o artigo completo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Má telha...

Quem alguma vez poderá dizer que nunca esteve "com a telha"? Eu costumo estar e mais vezes do que desejaria admitir (ou passar por ela). No meu caso, o estar com a telha raramente tem a ver só comigo. Há sempre um qualquer factorzinho externo que me provoca a sensação (e o mau estar daí decorrente). É também mais fácil ficar debaixo dela (a telha...) que sem. A ver se esta me passa depressa, caso contrário darei em doido...

Um jantar de amigos num restaurante lotado

Uns amigos com mais maneiras, e educação, à mesa, que certos "amigos" doutras espécies...

domingo, 8 de maio de 2011

Neuromoda? Só podem estar no gozo...

Oriunda do Japão, a Neurowear apresenta a primeira peça de uma coleção que funde Tecnologia com Moda. Pondo de parte uma estranheza que só não será considerada como tal naquele país, a ideia não deixa de levantar algumas questões. Acessórios de moda neurocontrolados, porquê? E porquê logo umas orelhas de porco (é a imagem que imediatamente me veio à mente)? Supostamente umas orelhas de gato (de porco, insisto eu...), a empresa deu a esta bandolete o nome de Necomimi. Um bio-sensor capta as ondas cerebrais de quem a use, reflectindo as suas emoções em movimentos adequados das felpudas orelhas — levantadas quando concentrados e descaídas quando em repouso. Se você for cão, gato, elefante, burro ou qualquer outro animal que já o faça desde a nascença sem recorrer a uma engenhoca movida a pilhas, este post não é para si. O vídeo...




P.S.: “Augumented Human Body” (sic)? Pois, começaram logo pelas orelhas. Com as devidas adaptações, quem sabe se o Viagra não terá os dias contados? Isso sim, é que seria uma bela duma revolução (neuro) corporal...

P.P.S.: Dignos de destaque são também a probreza franciscana do desenho da página Web da empresa, como o Inglês usado como tradução do original nipónico. Terá sido criada no dia 1 de Abril passado?

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Portugalnomics: Ep. 1 (Finland: *this* is Portugal!)

Factos que a Finlândia devia ter presentes antes de julgar Portugal, mesmo sendo certo que não é (só) o passado que justifica o valor de uma nação.

"Bin Laden", a crónica de CHQ

A ler, a crónica de Carla Hilário Quevedo na edição de hoje do jornal Metro. Particularmente por todos aqueles que (hipocritamente?) se "escandalizaram" com o abatimento desta triste figura da raça humana. Subscrevo a lógica e a prosa da cronista, que costumo acompanhar no jornal semanário SOL. Descanse quem possa não concordar com este (para mim mais fresco) ponto de vista, pois igualmente respeito as opiniões divergentes.

Star Wars em Blu-ray

Para rimar direi #YAY!!!. Marque-se nas agendas a data 12 de Setembro de 2011. É quando vai ser posta à venda na Europa, no formato Blu-ray de Alta Definição (HD), a dupla trilogia de A Guerra das Estrelas, Star Wars criada por George Lucas.



Serão 3 os conjuntos a chegar ao mercado. Um (caixa central, acima), o mais completo e apetitoso (mas também o mais oneroso, para verdadeiros Star Wars geeks, é composto pelos 6 filmes distribuídos por outros tantos discos (com extras básicos como a possibilidade de visionamento comentado), mais 3 onde se incluirão os restantes e mais sabororos extras. Os outros 2 conjuntos conterão, cada um, as duas trilogias em separado e quem as comprar entrará imediata, irrevogável e permanentemente para a minha agenda, no separador denominado "SWW - Star Wars Wimps".

O Zodíaco dos Geeks, v.2.0

Os símbolos do zodíaco para pessoas como "nós". James Wright concebeu-o e Josh Eckert desenhou-o. Papagaio como sou, retirei-o daqui (geektyrant.com) mas originalmente publicado pelos Bit Rebels.

P.S.: A pessoa que me deu isto a conhecer é uma Undead. Eu? Um Treasure Hunter. E desse lado?



Gosto, especialmente, do fine print (que reproduzo). O Português e a sua Muy Nobre Arte do Desenrascanço (aqui associado ao signo Spy) vão longe....

quinta-feira, 5 de maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

May the Fourth be with you!



Neste dia celebra-se o feriado virtual também conhecido como "International Star Wars Day", desejando-se a toda a gente um May the Fourth be with you! por via da homofonia com "May the Force be with you". Isto apesar de o primeiro filme da saga de George Lucas ter estreado em Maio de 1977, mas a 25.



O planeta Terra visto de alto abaixo (mesmo!)

Fenomenal perspectiva, esta do nosso planeta em "corte" vertical desde a quase imponderabilidade estratosférica até às profundezas abissais da crosta. Pena que não se posssa ver na totalidade à escala do gráfico original (nem mesmo num ecrã de grandes dimnensões).

Fonte: Our Amazing Planet.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

Rómulo Machado no Congresso socialista

No recente XVII congresso do Partido Socialista, em Matosinhos. Coreia do Norte? Com José Sócrates?? Nãaao... Direi antes: uma mini-Venezuela, carai!!


Hate begets hate...


... Apesar de entender o esforço e muitos milhões de dólares dispendidos para se chegar aqui, digamos, honestamente, que compreendo ambos os lados da questão e que não sei o que faria ou sentiria se estivesse no lugar dos originalmente vitimados. Pena que certas verdades só pareçam fazer sentido para uns e nunca para aqueles que cometem barbaridades. O que nasceu primeiro? A barbaridade, ou o bárbaro?

Sony Playstation Network

Mais detalhes (agora gráficos) sobre o que aconteceu à rede PSN da Sony yal como foram mostrados na conferência de imprensa da empresa:





Se parece fácil causar todo este transtorno à comnpanhia nipónica, imagino como será o gráfico das operações (demoradas...) para repor todo o sistema PSN de volta ao activo. E mais seguroo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hungry Lucy, "Bound In Blood"

IRS 2010: Atenção à actualização da relação dos seus dependentes!

Alteração ao IRS 2010 – Atenção

IRS 2010 - Atenção à actualização da relação dos seus dependentes!

Actualize a sua lista de dependentes na DECLARAÇÃO ANUAL DE RENDIMENTOS – IRS (Por definição, são seus dependentes todos aqueles que você é OBRIGADO, POR LEI, A SUSTENTAR)

Assim, são SEUS DEPENDENTES:
- Ciganos;
- Vagabundos;
- Presidência da República e assessores;
- Governo e assessores (até mesmo os familiares nomeados por clientelismo político);
- Câmara Municipal e assessores (idem);
- Águas de … (consumos mínimos e estimado);
- EDP (consumos mínimos e consumo estimado);
- TELECOM; VODAPHONE; OPTIMUS; etc.
- Gás de Portugal (consumos mínimos e estimado);
- Beneficiárias da taxa de saneamento básico (recolha de lixo, etc.);
- Centros de Inspecção de veículos;
- Companhias seguradoras (seguro automóvel obrigatório);
- BRISA - Portagens;
- Concessionárias de parques e estacionamento automóvel;
- Concessionárias de terminais aeroportuárias e rodoviários;
- Instituições financeiras - Taxas de administração e manutenção de contas correntes, renovação anual de cartões, requisição de cheques, etc.;
- Mais de 230 deputados da Assembleia da República, com os respectivos ESQUEMAS de apoio.
- BCP, BPN, BPP e demais esquemas de enriquecimento fácil de administradores e gestores cleptomaníacos a que o estado entrega os impostos que pagamos, para evitar o alarme social e financeiro e, agora, também o BES, BPI, ..., CGD...

... Para o ano é provável que tenha ainda MAIS!!!

[P.S.: Recebido via e-mail.]

2011.05.01: O dia em que acabou uma era (e começa outra?)

A caminho do seu inferno particular, com bilhete só de ida aviado pelos Navy Seals norte-americanos (info na Wikipedia), Osama Bin Laden já não é mais. Veremos como fica agora o panorama do terrorismo islâmico, sem esta figura tristemente célebre. Tenho para mim que a sua estrutura organizativa apenas sofreu um (rude) golpe. Nada mais que isto. Terrorismo v2.1 já a seguir (?!)...




Falhanços Famosos

"Quem nunca falhou, nunca viveu". Concordo e talvez por isso me sinta cada vez mais... vivo! =P