terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Rock das Couves, Uma Retrospectiva Histórica (via BBC Four)

Pode parecer algo estranho que um dos mais famosos movimentos musicais originário da Alemanha do pós-guerra tenha sido baptizado de Krautrock (Rock da(s) Couve(s)). Porquê couves, que nada devem à musicalidade, excepto talvez como resquício sonoro, após digestão, de resultados nada agradáveis ao ouvido (ou nem mesmo ao nariz)? Por que não Würste Rock (plural)? Ou Apfelstrüdel Rock? Tudo pratos típicos daquelas paragens da Europa Boreal? Avanço a minha razão: após a Primeira Guerra Mundial o "inimigo", exactamente estes alemães que me levam a escrever sobre a sua música marcante a vários níveis, começaram a ser conhecidos pejorativamente como "krauts" (entre nós traduzido para "boche", e ainda bem que ninguém se enganava na sua soletração...) Mas divago.

Do Krautrock pode dizer-se que se iniciou em finais dos anos de '960 com contornos reveladores de uma vontade de inovar e de, em simultâneo, dar largas a uma criatividade proporcionada pelo aumento do nível de vida decorrente na Alemanha (então Ocidental) e da sua Economia emergente e bem sucedida, após a destruição e o caos criados pelo segundo conflito mundial armado que marcou o séc. XX. Inicialmente mais de cariz experimental, o género acabou por ser estendido, exageradamente, a meu ver, a quase todo o Rock produzido em terras da Germania. Se não, e como exemplo dos primeiros, basta procurar-se na net pelo som de bandas (umas mais conhecidas que outras) como Popol Vuh, Amon Düül, Faust, Neu!, Ash Ra Tempel, Can ou mesmo os Kraftwerk. Começando por estar ligado a sonoridades psicadélicas de origem electrónica e "planantes" pela extensão temporal melódica, é mesmo considerado um subgénero do Rock Progressivo da época, o que acaba por ser compreensível.

O canal BBC Four britânico, conhecido por ter já realizado documentários (imperdíveis) sobre alguns outros importantes capítulos da música popular contemporânea (por exemplo sobre os "Hawkwind", "Synth Britannia" e o "Prog Rock Britannia"), lançou em 2009 um documentário dedicado ao assunto. Ontem encontrei-o no YouTube, dividido em 6 partes, e não posso deixar de aqui o divulgar, mais que não seja como revisão-da-matéria musical. Sempre que ouvirem falar no termo — hoje em dia apenas marginalmente usado para identificar as sonoridades alemãs da área do Rock — agora já poderão apreciar a dimensão e raízes do termo.














Informação mais detalhada sobre este movimento artístico alemão pode ser consultada nesta página da Wikipédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário