domingo, 4 de setembro de 2011

Star Wars: um par de documentários não-oficiais (imperdíveis!)

Destaco dois extensos documentários dirigidos por um fã, Star Wars Begins - The Complete Documentary (Fev. 2011) e Returning to Jedi - The Complete Documentary (Maio 2007), respectivamente 02:19:03h e 02:27:59h). Jambe Davdar (pseudónimo de Jamie Benning) é um fã britânico da saga Star Wars e tal nota-se na profundidade da análise que faz a practicamente todas as cenas dos filmes em que se inspira — profundidade esta que nada tem a ver com a extensão destas suas peças, todas eles mais extensas que os próprios filmes que analisam.

A poucos dias do lançamento em Portugal (13 de Setembro) da já polémica (re-re-re-) edição da saga A Guerra das Estrelas em formato de alta definição/Blu-ray (BD),  estes documentários trazem uma nova perspectiva sobre a trilogia original, os episódios IV (Star Wars: A New Hope, 1977) e VI (Return of the Jedi, 1983). O primeiro levou ao seu autor cerca de quatro (4!) anos de trabalho e nele se incluem algumas pérolas normalmente apenas conhecidas dos fãs mais empedernidos (geeks), como as cenas tomadas na Tunísia e que foram excluídas do filme inicial, as imagens captadas com o som de estúdio ainda antes de manipulação em pós-produção ou a verdadeira voz do actor que representou Darth Vader, David Prowse.

Convém realçar que estes dois documentários foram inicialmente disponibilizados no YouTube mas em diversas partes (14 para o primeiro) e só agora este site permitiu ao autor coligi-las todas numa única peça cada. A excepção (ainda) é o documentário relativo ao segundo filme de George Lucas para a saga, Episode V: The Empire Strikes Back (1980), Building Empire de seu nome (Agosto 2007), e que ainda se apresenta naquele site em 24 episódios.

Uma óptima forma de cada fã passar um serão, recordando e acompanhando um outro olhar, não institucional (digamos), sobre dois dos mais clássicos filmes da dupla trilogia. Trabalhos que adoraria ver inseridos na edição BD e que em nada ficam a dever àqueles já programados e lá inseridos...







Este meu texto e o destaque que o tema merece foram inspirados na notícia divulgada anteontem nesta página da Wired.

Sem comentários:

Enviar um comentário