quinta-feira, 12 de abril de 2012

Do físico e da insegurança

Nas minhas perambulações internáuticas dei de caras com "isto" (as aspas não pretendem denotar qualquer depreciação para com a descoberta): a fotógrafa Jen Davis e o projecto de auto-retratos a que decidiu (e muito bem) recorrer como forma de lidar com o seu físico e as inseguranças associadas à sua imagem. Uma forma corajosa de se expor e mostrar que a diferença também é bela e até que ponto os esterótipos (físicos e mentais, dela e dos 'outros') podem ser enfrentados e combatidos. Numa época em que o 'exterior' parece assumir — qual parece, assume! — mais importância que o 'interior', a frontalidade da autora revela uma crueza suficiente para agitar a imagem das donzelas e demais pretensos "alfaiates" que por aí andam. Ser humano (Ser Humano) é isto, também!

A ler aqui o ensaio de Hanna Frieser a propóstio da autora e da obra, com galeria no mesmo sítio. Uma amostra, em escolha minha, de alguns dos trabalhos:

at 30, 2008

4 A.M., 2003

Fantasy No. 2, 2004

Pressure Point, 2002

Steve and I, 2006

3 comentários:

  1. Bom post, gosta-se de boas fotos, de pessoas e não os eus corpos...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. É natural que a parte-de-fora (o exterior) se veja primeiro (não sou ingénuo). Apenas há que fazer com que isso não nos impeça de espreitar "para dentro".

    ResponderEliminar