terça-feira, 15 de maio de 2012

The Residents strike again (de certa forma)

São, e não são, os The Residents que motivam este texto. Explico. Aliás, como (começar a) explicar seja o que fôr que se relacione com a banda sem incorrer em erros de interpretação e análise? Já algumas vezes aqui desabafei sobre este desafio, mas mesmo assim não desisto. Volto ao tema porque foi na passada semana anunciada uma novidade (aliás, duas).

A primeira foi ter sido anunciado com mais detalhe o nome (será mesmo o nome? Dúvida existencial) de um dos membros do actual trio. Depois do vocalista Randy Rose (que continuo a insistir tratar-se na realidade do Homer Flynn), agora sabemos o nome do autor da maioria das composições da banda que neste 2012 festeja 40 anos de existência. O teclista já nos tinha sido apresentado pelo Randy durante as performances da obra Talking Light de 2010 (ouvir a faixa nº 3, "Meet the Band", do 1º CD do álbum de 2011 "Talking Light at Bimbo's") como sendo "Chuck" mas agora sabemos que se chama oficialmente Charles "Chuck" Bobuck (aqui a página no facebook).

A segunda novidade é o lançamento do primeiro trabalho a solo do Charles Bobuck, em CD. Codgers On The Moon (doravante CotM) é o seu título mas a presença e o espírito da totalidade da sua banda de origem são confirmados na página oficial com a simples referência, cito, "The Residents present A Bobuck Contraption". A disponibilização pública do trabalho esteve anunciada para o passado domingo, dia 13 de Maio (data da criação do associado website), mas foi adiada para "...durante esta semana". Mas não apenas o nome completo do Charles se sabe desta vez. A origem da sua alcunha, uma espécie de biografia acompanhada de algumas fotos com excertos de temas e sons dos The Residents, bem como referências a estórias e experiências comuns na carreira do agora trio originário de Shreveport, Louisiana, terão de ser consultados — por via das dúvidas e antes que alguém se arrependa, já gravei tudo — nas 17 páginas do sítio online.

Falando em tecnologias (agora musicais) destaco, por ser tema que me é sempre querido, a área "Synth City" na qual o Charles Bobuck nos conta a história de como se começou a interessar por sintetizadores e electrónica a eles associada. Curiosa é também a ligação (que desconhecia até agora) da banda com um dos teclistas-chave de uma das formações dos The Mothers of Invention do Frank Zappa, Don Preston de seu nome, e cujo sistema modular Moog (um à época extremamente volumoso, caríssimo e algo raro sintetizador) acabou por ser usado pelo próprio Don no álbum Eskimo de 1979. Detalhes saborosos associados a uma banda que até na área dos instrumentos sempre primou pelo uso vanguardista e pioneiro de "geradores de sons", tantos deles nem sequer concebidos originalmente como instrumentos ditos musicais.

CotM tem a particularidade adicional de ter sido concebido com recurso a dois iPads, um deles a controlar um sistema Mac e 0  outro como fonte de som independente. Mal posso esperar para ouvir o resultado.

Charles "Chuck" Bobuck, o artista

Codgers On The Moon, capa na única versão (ficheiro) ainda disponibilizada

Sem comentários:

Enviar um comentário