Como ainda estou sob o efeito (bom) do concerto dos The Musical Box (TMB) em Cascais, dá-me para abordar e partilhar aqui alguns temas a ele associados, mas nos aspectos ditos "técnicos". Começei com Guitarras & Associados e agora passo aos teclados. "Ao" teclado, melhor dizendo.
Uma correcção (a mim próprio) para começar: o Mellotron, ao contrário daquilo que o meu título possa dar a entender, não é instrumento-chave apenas da música dos GENESIS mas da maioria das bandas do Rock Progressivo. Algumas ainda hoje o usam, e não me refiro apenas aos The Musical Box no âmbito de digressões evocativas do grupo em título. Mais detalhes, seguindo o link imediatamente anterior.
Destaco o seguinte vídeo porque ele me pareceu uma espécie de artigo de uma qualquer Wikipedia visual dedicado a um dos teclados cujo sons sempre me encantaram e que, não por acaso, se tornou numa das imagens sonoras de marca do Prog. Vozes de anjos? Confere. Coros? Faz. Violinos? Venham eles. Ele fazia tudo e com um timbre e personalidade próprios. Dificilmente a origem do seu som me escapa ao escutar qualquer faixa de qualquer grupo que a ele recorra. Conforme relatei no artigo sobre o show dos TMB (vide link inicial), o seu "Tony Banks" usa um modelo digital mas aquele(s) de que aqui a Lileigh White (mm... nome interessante..) fala são mesmo dos originais usados pelo Tony Banks e alguma da sua História. A propósito, ouça-se o trecho sobre como o grupo adquiriu o seu primeiro modelo, um Mk. II, as vantagens e caprichos (a palavra exacta...) técnicos do instrumento ou a forma como funcionava. Uma boa forma de nos deixarmos ensopar neste(sa) teclado(s) e mais um belo trabalho documental da LileighWhiteLilith.
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