quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Audi 24 Hours of Le Mans 2011 Thriller, ou as razões de uma paixão pela histórica prova

Le Mans. 24 Horas. Sangue (que, graças a Deus, não houve) e muito suor e lágrimas foram os ingredientes de mais uma edição das 24H de Le Mans, a 79ª. Este ano a Audi saíu vencedora por escassos 13.854 segundos, ou 763 metros, à frente do Peugeot 908 de Pedro Lamy, Bourdais e Pagenaud. Regresso ao tema da mítica prova, quase quatro meses depois, apenas para dar o relevo que merece este vídeo promocional criado pela marca que venceu a edição de 2011 em mais do que um sentido. A propósito delas (marca, prova e emoção) cito as palavras do jornalista João Carlos Costa na página do Sportscar Portugal no Facebook:

A História faz-se (sempre) aos olhos da verdade do vencedor. Muitas vezes esses vencedores precisavam de ir a uma qualquer óptica para melhor verem a História. Mas aqui nem é esse o caso, ou quase. Várias coisas que chama à atenção:
O início (5 estrelas) agarra qualquer um, mesmo que não goste de automóveis ou corridas.
Os dois acidentes, não só as imagens dos mesmos, como o espanto, a consternação, a dor/aflição que se vê na cara e nas vozes dos homens (e mulheres) da Audi, fazendo-nos pensar que, apesar de todas as tecnologias, as corridas continuam a ser uma competição de GENTE, de HUMANOS.
Cada imagem é um hino ao Desporto Automóvel e a Le Mans. Prova única, intocável, imutável.
Quando fiz a comparação com o “Le Mans” de Steve McQueen foi apenas para precisar que a vida real tem “sal e pimenta” suficientes para não precisarmos de ficção. Este é um bom exemplo!

Notável, também, a beleza do autêntico bailado em câmara-lenta do Audi #2 vencedor a atacar uma curva esquerda, por volta do minuto 11:11.

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