Mostrar mensagens com a etiqueta Humanas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Humanas. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Speed Of Sound Skydive no próximo dia 8 de Outubro 2012


Vem de Roswell no New Mexico e, por isso mesmo, dá que perguntar: "É um OVNI? É um ET?". Mas não não é qualquer dos anteriores. É simplesmente a antevisão da façanha que o austríaco Felix Baumgartner irá executar no próximo dia 8 deste mês, saltando da estratoesférica altura aproximada de 36.600 metros (120 mil pés) em direcção à Terra a partir de uma cápsula pressurizada. Reproduzo o texto original da notícia:


Red Bull Media House http://www.redbullstratos.com
ROSWELL (New Mexico) - The final countdown for Felix Baumgartner's history making jump from the edge of space began on Monday after the Red Bull Stratos Technical Project Director Art Thompson declared the repaired space capsule is fit and all systems are go. The tentative launch date for Baumgartner's attempt to jump from an altitude of 36,576 meters has now been set for October 8, ending a period of uncertainty for the team and, for Baumgartner, the agony of waiting. The Austrian extreme sport athlete had to endure delays due to the repairs but is now delighted that the countdown is on for his attempt to become the first person to break the sound barrier in freefall and set four other world records in the process.

"I feel like a tiger in a cage waiting to get out," said Baumgartner, 43, one of the world's most celebrated B.A.S.E. jumpers and extreme athletes, who in 2003 became the first person to make a freefall flight across the English Channel with the aid of a carbon wing. He will be flying as fast as speeding bullet during his supersonic journey to Earth.

Aviation pioneer Baumgartner and the Red Bull Stratos team have been preparing for years to break the record for highest-altitude jump, eclipsing a mark set more than 52 years ago. The capsule, which at about 1.315 kilogram weighs a little bit more than a VW Beetle, was damaged in a hard landing following Baumgartner's final test jump from a near-record altitude of 29,610 meters in July -- during the jump Baumgartner was freefalling at speeds of up to 864 kilometers per hour, or as fast as a commercial airliner. The Austrian landed safely in another part of the New Mexico desert.

On September 24, the repaired capsule underwent testing in an altitude chamber at Brooks City-Base in San Antonio, Texas. The capsule was exposed to the extreme conditions it will face in the unforgiving environs of the stratosphere. After passing all the tests, the capsule was sent back to Roswell.

A central aim of the Red Bull Stratos project is to collect valuable data for science that could ultimately help improve the safety of space travel and enable high-altitude escapes from spacecraft. The jump will also attempt to break an assortment of records such as highest speed in freefall, highest jump, highest manned balloon flight and longest freefall.

Thompson is cautiously optimistic about the launch date of October 8, while acknowledging that perfect weather conditions are needed for the delicate 850.000 cubic meters helium balloon, which is made of plastic that has 1/10th the thickness of a Ziploc bag. Mission meteorologist Don Day confirmed, "Early fall in New Mexico is one of the best times of the year to launch stratospheric balloons."

terça-feira, 29 de maio de 2012

Frases

The world is always ready to receive talent with open arms. Very often it does not know what to do with an octopus.

— Albert Enstein

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Do físico e da insegurança

Nas minhas perambulações internáuticas dei de caras com "isto" (as aspas não pretendem denotar qualquer depreciação para com a descoberta): a fotógrafa Jen Davis e o projecto de auto-retratos a que decidiu (e muito bem) recorrer como forma de lidar com o seu físico e as inseguranças associadas à sua imagem. Uma forma corajosa de se expor e mostrar que a diferença também é bela e até que ponto os esterótipos (físicos e mentais, dela e dos 'outros') podem ser enfrentados e combatidos. Numa época em que o 'exterior' parece assumir — qual parece, assume! — mais importância que o 'interior', a frontalidade da autora revela uma crueza suficiente para agitar a imagem das donzelas e demais pretensos "alfaiates" que por aí andam. Ser humano (Ser Humano) é isto, também!

A ler aqui o ensaio de Hanna Frieser a propóstio da autora e da obra, com galeria no mesmo sítio. Uma amostra, em escolha minha, de alguns dos trabalhos:

at 30, 2008

4 A.M., 2003

Fantasy No. 2, 2004

Pressure Point, 2002

Steve and I, 2006

segunda-feira, 19 de março de 2012

"Conselho aos pais"


Para renovarmos a sociedade temos de começar por nós mesmos, individualmente. Este parece-me um bom começo.

"A pior traição que podemos cometer perante o moço que se aproxima para que lhe digamos a Verdade é ocultar-lhe que para nós essa verdade se encontra tão longínqua e velada como a ele se apresenta. Se lhe damos por certeza o que se mostra duvidoso enganamos a confiança que o levou a dirigir-se-nos; se lhe não fizermos ver todas as fendas dos paços reais arriscamos a sua e a nossa alma a um desastre que nenhum tempo futuro poderá reparar. Os que julgou mais nobres enganaram-no; era cego, pediu guia, e levaram-no a abismos; nunca mais a sua mão se estenderá aberta e franca a mãos humanas. Quanto a nós mesmos, que valor tem a causa se para lhe darmos dinamismo a deformamos, a mergulhamos em parte na sombra da mentira?
Não é nosso ideal, e por isso lutamos, formar os bandos inconscientes e os prontos cadáveres que às nossas ordens obedeçam; salvar-se-á o mundo pelos espíritos claros, tenazes ante o certo, ante o incerto corajosos; só eles sabem medir no seu justo valor e vencer galhardamente toda a barreira levantada; só eles encontram, como base do ser, a marcha calma e a energia inesgotável. É ilusória toda a reforma do colectivo que se não apoie numa renovação individual; ameaça a ruína a todo o movimento que tornarem possível a ignorância e a ilusão. Acima de tudo coloquemos a franqueza e os abertos corações; das dúvidas que se juntam podem surgir as fórmulas melhores; vem mais lento o triunfo, mas vem mais sólido; a ninguém se arrastou, todos chegaram por seu pé."


Agostinho da Silva, in 'Considerações'

sábado, 10 de março de 2012

Com que então é isto que os árabes fazem? [Randy's Graveyard Movie]

Fiquei chocado com este vídeo realizado pelo (vou pôr entre aspas, que a mim ele não engana...) "Randy" (Rose), vocalista dos meus adorados The Residents, colocou há poucas horas no seu Tumblr.
Eu já disse "Soberbo!"? ;p


sábado, 3 de março de 2012

NASA: "We Are the Explorers"

O novo vídeo da NASA, narrado pelo Optimus Prime... huh... pelo Peter Cullen! E calha mesmo bem, agora que ando a ouvir a discografia completa dos Hawkwind. Que sempre tem um pouco mais de ácido à mistura...





Foto (com entrevista): MTV Geek!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O meu post mais estranho...

Admito ser o mais estranho que alguma escrevi, seja em que blog for. Faço-o por considerar que nenhum assunto é tabu, porque se trata de algo que algumas (muitas?) pessoas consideram... vergonhoso (?!), por se tratar, no fundo (desculpem) uma das razões da própria existência de quem ainda assim pense. A "origem" de tudo? Badalhoquice pura? Erotismo fácil? Nenhum dos anteriores? Sempre discutível afirmá-lo, mas o trabalho do artista britânico Jamie McCartney e o seu projecto "Great Wall of Vagina", a ser exposto a partir de 8 de Maio na Hay Hill Gallery (na Cork Street londrina), são bons pretextos para mais uma reflexão, agora de outra ordem, depois destoutro momento. O seguinte vídeo deve dizer o suficiente, para começar:



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

As mulheres são..

... muito superiores aos homens. Nem sei por que artes mágicas (sim, há as razões ditas "históricas",  as biológicas & etc....) os homens chegaram a esta injusta, imerecida, desequilibrada, orgulhosamente balofa mas real, posição de "supremacia" social (não se enganem: ela ainda existe). Em mês de "Dia dos Namorados" é o que se me oferece dizer, enquanto homem. Vá lá, no vosso íntimo chamem-me de louco. Felizmente que estou acompanhado, mesmo que em espírito:

Admirar a Natureza e não admirar a mulher que é a sua obra mais bela, e não a admirar, querendo-a, em tudo o que ela é, espírito e corpo, é ser um poeta que faltou, na sua alma, à amplitude do mundo.
in Citações e Pensamentos de Agostinho da Silva, Casa das Letras, Março 2010, organização de Paulo Neves da Silva.

imagem daqui

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Só sou exigente com os amigos"

Nunca escondo a minha admiração pelo maior pensador português (ia dizer "de sempre", mas hesito), Agostinho da Silva. O seguinte texto não me consigo impedir de o partilhar. Comprem o livro.

Estou a exigir muito de si? Quem lhe há-de exigir muito senão os seus amigos? Eles receberam o encargo de o não deixar amolecer e, da minha parte, tenha você a certeza de que o hei-de cumprir. Você há-de dar tudo o que puder, e mesmo, e sobretudo, o que não puder; porque só há homem, quando se faz o impossível; o possível todos os bichos fazem. Quando você saltar e saltar bem, eu direi sempre: agora mais alto! Que me importa que você caia. O que é preciso é que você se levante. Os fracos vieram só para cair, mas os fortes vieram para esse tremendo exercício: cair e levantar-se; sorrindo. Já sei que muitas vezes se há-de revoltar contra mim e desejar que eu fosse menos duro e lhe desse uns momentos de repouso; mas do repouso faria você férias e das férias uma vida de gato. Eis o que nunca lhe consentirei. O que é bonito e bom é a vida de cão. O que você vai tirar, se for grande, de roer ossos, e levar pontapés, e beber água das valetas!
Pode ser que, porém, você se revele um cão de luxo; são bichos bastante antipáticos para mim, mas não é por isso que lhes farei mal; pelo contrário. Só maltrato os amigos. Para cãezinhos de pêlo encaracolado e patinhas que mal aguentam o corpo tenho um fornecimento de almofadas, pires de leite, bolacha macia, perfumes, pentes finos e nojo.Um fornecimento inesgotável e que você utilizará quando quiser. Poso juntar-lhe também um pouco de piedade, porque no fundo os cães nem têm mérito nem têm culpa. E ainda uma certa pena por ter dado conselhos de força e de altura a quem era fraco e baixo; mas não me parece ter perdido tempo: se os conselhos não servirem a você, a mim serviram; que bem preciso deles e ninguém mos dá.

Da Exigência, "Sete Cartas a Um Jovem Filósofo" in Citações e Pensamentos de Agostinho da Silva, Casa das Letras, Março 2010, organização de Paulo Neves da Silva.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"Ser diferente"

Citando o meu querido Agostinho da Silva:

A única salvação do que é diferente é ser diferente até o fim, com todo o valor, todo o vigor e toda a rija impassibilidade; tomar as atitudes que ninguém toma e usar os meios de que ninguém usa; não ceder a pressões, nem aos afagos, nem às ternuras, nem aos rancores; ser ele; não quebrar as leis eternas, as não-escritas, ante a lei passageira ou os caprichos do momento; no fim de todas as batalhas — batalhas para os outros, não para ele, que as percebe — há-de provocar o respeito e dominar as lembranças; teve a coragem de ser cão entre as ovelhas; nunca baliu; e elas um dia hão-de reconhecer que foi ele o mais forte e as soube em qualquer tempo defender dos ataques dos lobos.

in 'Diário de Alcestes', via Citador.

sábado, 14 de janeiro de 2012

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

"Esquecer é a chave para uma mente sã"

Quem o afirma é a revista Scientific American Mind no seu número deste mês. "Forgetting is Key to a Healthy Mind", escrito por Ingrid Wickelgren, parte da premissa de que uma mente sã necessita do processo do esquecimento (selectivo) para melhor se poder lidar com a informação que dá mais sentido ao nosso mundo, abrindo caminho para os pensamentos que têm verdadeira importância e valor, o que inclusivamente ajuda nos processos de recuperação emocional (mm... onde é que eu já ouvi isto?), tendo como base estudos científicos que pela primeira vez parecem dar suporte à teoria freudiana da repressão segundo a qual os pensamentos indesejados seriam por nós relegados para o subconsciente, apontando mesmo para a utilidade do processo. Aqueles que o não conseguem de alguma forma fazer, tendendo a permitir que certos pensamentos lhes ruminem na mente, são as mais prováveis vítimas de depressões (déjà vu, de novo...). Ou 'falta de travões nas intrusões mentais', como a autora bem refere.

Uma leitura interessante, para não dizer imprescindível para entendermos alguns dos processos do funcionamento da (nossa) mente humana. Infelizmente e apesar da extensão da parte reproduzida no site, teremos de adquirir a revista para ler todo o artigo. Fica o destaque, se é que não me esqueci de alguma coisa...


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"This shit's got to go", Jacque Fresco

Concordo inteira e inabalavelmente com Jacque Fresco. A consciência colectiva da humanidade precisará de mais o quê para despertar do seu torpor? Para despertares, tu e eu, deste torpor em vivemos, assistindo impávidos (a maioiria) a todo o desabar que ocorre à nossa volta?? Há muitos anos, já, que ouço os cacos a cair no chão. E tu??